segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como reagir em caso de assalto?


Abordámos recentemente a distinção penal entre furto e roubo, referindo que aquilo a que chamamos "assalto" configura frequentemente um crime de roubo.
Os assaltos violentos em estabelecimentos de comércio tradicional ainda são raros.
Mas, se um dia um malfeitor entrar na sua loja com ar ameaçador, armado ou supostamente armado para o assaltar, como deve reagir?
Simples: de maneira nenhuma.
Não reaja a não ser para fazer o que lhe dizem, com a maior calma que puder usar e inspirar.
Todos já ouvimos relatos heróicos de lojistas que desobedeceram a assaltantes, os empataram ou reagiram violentamente ao assalto, repelindo o ladrão ou fazendo a sua captura.
Não há dúvida que nesses casos (também raros) as coisas correram bem para a vítima e talvez não tão bem para o assaltante.
Mas analise todos os aspectos que não estão sob o seu controlo para perceber o que pode estar em risco.
O mais provável é que (1) desconheça as motivações mais profundas dos assaltantes, (2) não saiba quão habituados estão a praticar crimes dessa natureza, (3) ignore até que ponto estão sob controlo de si mesmos, (4) não faça ideia dos seus conhecimentos, experiência ou domínio de técnicas e formas de agressão ou (5) que tipo ou grau de violência podem estar preparados e dispostos a exercer sobre si ou qualquer outra pessoa presente.
Se acha que pode ultrapassar qualquer destas dúvidas sem pestanejar, então escusa de ler o resto deste texto, caso contrário, para sua protecção e protecção das pessoas que possam estar consigo, meta estas coisas na cabeça:
  • Coopere;
  • Mantenha as suas mãos visíveis;
  • Fale e movimente-se normalmente, sem brusquidão ou excessiva rapidez;
  • Obedeça às ordens que lhe forem dadas;
  • Na medida do possível, mantenha a calma e a atenção focada no que lhe é pedido;
  • Evite o contacto visual directo após o início do assalto.
Se não reparou com detalhe na fisionomia dos assaltantes quando estes entraram no seu estabelecimento, evite tentar fazê-lo ostensivamente após iniciado o assalto.
Apesar da utilidade que essa informação pode ter para a identificação de suspeitos, a verdade é que o contacto visual directo pode ser intimidante e pode provocar reacções violentas, por isso, se não o fez antes, não tente fazê-lo durante o assalto.
Elementos de informação como o número de assaltantes, indumentária, estatura, tonalidade da voz, sotaques, género, fisionomia, existência de armamento, são relativamente fáceis de reter sem que tenha de fixar o seu olhar nos assaltantes. A Polícia ajudá-lo-á a recordar-se do que puder interessar.
Não tente fugir ou fazer movimentos bruscos, especialmente se lhe tiverem apontado uma arma. Isso é meio caminho andado para que ocorram ferimentos.
Tente controlar-se e não reagir. Se pesquisar pela internet dados sobre pessoas feridas em assaltos, vai verificar que, numa percentagem muito elevada, essas pessoas reagiram aos assaltantes.
Ao contrário, quando os assaltos se concluem sem que tenha havido uma reacção das vítimas, numa percentagem muito elevada, ninguém se magoa.
Uma vez começado um assalto, permaneça imóvel mostrando sempre as mãos, ouça atentamente e siga as determinações dos assaltantes.
Antes de fazer qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o assaltante, como se estivesse a explicar as suas acções.
Se tem funcionários a trabalhar para si, são estas as instruções que lhes deve dar.
O resto deixe à Polícia, eles saberão o que fazer a seguir!
Estas são as recomendações que qualquer Polícia do mundo costuma fazer aos seus cidadãos.
Recomendo ainda que faça uma visita ao Portal da Segurança e aos sites das forças de segurança, onde poderá encontrar conselhos úteis sobre o que fazer durante e após um crime desta natureza.

Até breve!

1 comentário:

  1. Sempre se enfatizam para nunca reagir a um assalto. Sempre digo que o melhor é a prevenção, por isso um equipamento de controle de acesso nessas horas faz muita diferença.

    ResponderEliminar