terça-feira, 10 de maio de 2011

A segurança é o produto de um esforço colectivo

“Temos de restaurar o equilíbrio de responsabilidades entre os cidadãos e as polícias, uma vez que o controlo social eficaz não poderá ser alcançado apenas com recurso aqueles que são contratados para o efeito.”
Goldstein, H., Policing a Free Society, Ballinger Publishing, 1977


No dia 8 de Abril de 2011 o Governo Civil do Porto noticiou o seguinte:





O programa «Comércio Seguro» na Baixa do Porto, que resulta de uma parceria entre o Governo Civil, PSP e Associação dos Comerciantes do Porto, levou a uma redução “muito significativa” do número de furtos em estabelecimentos comerciais.
A reunião intercalar de acompanhamento do projecto realizou-se esta manhã e contou com a presença da governadora civil, Isabel Santos, e da secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo.
A governante classificou os resultados verificados até este momento como “muito positivos”. “Comparando Dezembro de 2009 com Dezembro de 2010 registou-se uma redução de 18% de furtos em estabelecimentos comerciais e de Dezembro de 2010 para Janeiro de 2011, a redução foi de 55%”, afirmou.
Isabel Santos faz um balanço positivo e salienta a preocupação das entidades envolvidas em “trazer gente à Baixa”. A governadora civil reforçou que se pretende, com este projecto, combater “o sentimento de insegurança, que é muito superior à insegurança em si”.

Sem comentários:

Enviar um comentário