sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comerciantes brasileiros retiram caixas ATM de lojas para reduzir riscos


O Agora S. Paulo noticiou no 27 de Maio de 2011 que a generalização de roubos e furtos a caixas automáticos (ATM) localizados dentro de estabelecimentos comerciais utilizando explosivos, tem levado a que os comerciantes repensem a manutenção destes equipamentos dentro das suas lojas.
Na nossa mensagem de 14 de Maio de 2011 com o título Assaltos a ATM em Portugal e no Brasil  já havíamos referido o fenómeno dos ataques a caixas ATM no Brasil com recurso a explosivos.
Boa parte destes equipamentos encontram-se no interior de estabelecimentos comerciais, o que, se foi pensado como uma vantagem quer para as instituições bancárias, quer para os comerciantes, acabou por tornar-se um risco.
No passado dia 23 de Maio, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recomendou ao pequeno comércio da cidade que retirasse estes terminais do interior dos estabelecimentos como forma de eliminar a atracção criminosa e os decorrentes perigos destas acções violentas quer para pessoas, quer para os bens materiais.
O presidente da ACSP, Rogério Amato, referiu à comunicação social que "o sujeito tem de fazer a opção entre a segurança e o conforto ao cliente. Quando a segurança fica comprometida, tem de abrir mão do conforto".
Ontem a VNews noticiou que Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos lançou a mesma recomendação aos seus representados.
Paralelamente, as instituições bancárias têm vindo a apelar aos comerciantes que não aceitem transaccionar com notas manchadas de tinta, considerando que essas marcas indicam que esse dinheiro foi furtado de um ATM.

Leia as notícias originais e veja uma reportagem vídeo interessante nos links que seguem:
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário