domingo, 15 de maio de 2011

Assaltos a ATM em Portugal e no Brasil



Uma notícia publicada no dia 13 de Maio de 2011, pela edição de S. Paulo do jornal Destak deu conta que muitos comerciantes daquela cidade equacionam rejeitar a colocação de caixas ATM nos seus estabelecimentos comerciais, considerando que estas máquinas constituem uma atracção para o crime violento.
Estes equipamentos têm vindo a ser dinamitados por criminosos que pretendem apoderar-se do seu conteúdo. As explosões resultam em grande destruição e avultados prejuízos para os comerciantes, para não mencionar a fortíssima possibilidade de causar danos pessoais.
Em Portugal também se têm noticiado formas imaginativas, umas mais sofisticadas que outras, para assaltar estas máquinas. A utilização de retroescavadoras para arrancar as ATM da parede e as abrir, o uso de maçaricos de corte e mais recentemente, a utilização de gás inflamável, supostamente acetileno, para impregnar o ATM e depois fazê-lo explodir utilizando uma bateria de automóvel para provocar uma descarga eléctrica que faça a ignição do gás.
Convido-o a ler as notícias do diário Correio da Manhã, com os títulos Roubam terceiro banco com bomba, Arrasam mais um banco à bomba, Assaltam Multibanco em Alcobaça à bomba e Assalto à bomba destrói banco e a ler a notícia completa do Destak de S. Paulo. Deixo que sejam os seus critérios a analisar as semelhanças e a ajuizar a posição dos comerciantes paulistas.

Até breve!

Comércio Rejeita Caixa Electrónico
Associação diz que situação é de alerta
Bancários querem vigilância armada das 6h às 22h

A onda de ataques a ATMs (terminais de autoatendimento) por meio do uso de explosões com dinamites está levando donos de estabelecimentos comerciais a pedir a retirada dos caixas eletrônicos.
Casos já foram relatados em uma drogaria na Vila Madalena (zona oeste) e outra na zona leste, segundo o Jornal da Tarde.
A contabilidade formulada pelo jornal aponta que neste ano já são 122 os casos de caixas eletrônicos atacados, quase um por dia. A capital concentra a maior parte, 69.
A situação deixou em alerta até a ACSP ( Associação Comercial de S. Paulo ). "Se não for possível terminar com essas ações criminosas, a solução será desativar todos os caixas eletrônicos da rede comercial. Porém, trata-se de uma decisão individual, de cada empresário", disse o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.
Ontem o SPBancários (sindicato dos bancários) reforçou uma reivindicação antiga, a de exigir vigilância armada. O secretário de Segurança disse se tratar do "crime da moda" (leia abaixo).

24 Horas

Procurada, a TecBan, controladora do Banco24Horas e que detém 30% do mercado de ATMs instaladas no país, sendo 5 mil delas só no Estado, afirmou que não iria comentar o movimento de alguns comerciantes que estão pedindo a retirada dos dispositivos de suas lojas.
A empresa foi pioneira no país ao instalar o dispositivo para manchar notas quando o caixa é arrombado. Hoje todas as suas 12 mil ATMs possuem o sistema instalado.

'É CRIME DA MODA', DIZ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse ontem que as explosões contra caixas eletrônicos se tornaram o "crime da moda". "É o crime da moda, como tivemos esses crimes em joalherias", afirmou.
Ferreira Pinto disse que algumas divisões da Polícia Civil vão reforçar as equipes na repressão a esse tipo de crime. Entre as medidas está a de dispor 80% do efetivo do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos).
Uma das apostas para reduzir esse tipo de crime é o uso de tinta para manchar as notas. Já usado em alguns terminais, o uso reduziu esse tipo de crime no Nordeste. Mesmo manchadas, as notas já estão circulando no comércio. A indicação é recusá-las e procurar a polícia.

Bancários querem vigias armados das 6h às 22h

O SPBancários (sindicato dos bancários) reforçou ontem reivindicações antigas: manter vigias armados e câmeras funcionando das 6h às 22h nos locais onde funcionam caixas eletrônicos e responsabilizar as instituições bancárias pela segurança dos terminais localizados fora das agências.
A presidente do sindicato, Juvandia Moreira Leite, disse que o tema será discutido na reunião da comissão de segurança da entidade prevista para o dia 2 de Junho.
Como resposta, segundo Juvandia, os bancos afirmam que estão cumprindo seus planos de segurança e que a responsabilidade dos terminais é dos comerciantes que mantêm os dispositivos.

Leia a notícia original em:
Sugiro ainda que leia a minha mensagem com o título: Comerciantes brasileiros retiram caixas ATM de lojas para reduzir riscos

Sem comentários:

Enviar um comentário