segunda-feira, 11 de julho de 2011

Iniciativa da PSP de Aveiro sofre com falta de adesão dos comerciantes


No passado dia 7 de Julho de 2011, o Notícias de Aveiro noticiou que a PSP fez uma acção de sensibilização / formação sobre prevenção do crime em estabelecimentos comerciais, dirigida a gerentes, funcionários e vigilantes de centro comercial.
De acordo com a notícia, foram enviados 300 convites, tendo aparecido apenas dois comerciantes, entre cerca de uma dezena de participantes.
Por outro lado, foram relatadas à Polícia situações de crime que, de acordo com a mesma fonte, eram completamente desconhecidas das autoridades por nunca terem sido objecto de qualquer comunicação ou queixa.
Estes dois detalhes devem fazer-nos reflectir sobre a segurança que queremos. O envolvimento daqueles que são os alvos do crime é imprescindível para o controlo desse problema.
Sem informação e sem apoio da comunidade, a Polícia fica reduzida nas suas capacidades.
Comunicar com a Polícia e ter uma postura construtiva de maior participação, é um sinal de empenhamento que se reflectirá na segurança de todos.

Leia a notícia completa:

Polícia aconselhou gerentes, funcionários e vigilantes de centro comercial a tomarem várias medidas de reforço da segurança e como devem reagir em caso de furtos ou roubos.

O cinema do Fórum Aveiro assistiu histórias de um filme conhecido de muitos comerciantes: assaltos e furtos mais ou menos violentos.
A ocasião faz o ladrão”, lá diz o povo, e por isso, embora se garante que as ocorrências são em número reduzido naquele espaço, importa estar preparado para saber como reagir.
“Queremos prevenir, nenhuma loja está livre. Temos tido pequenos furtos, está a nível controlado, aliás bastante baixo”, referiu Maria João  Aguiar, directora do centro comercial em plena cidade.
“Não ter atitudes de heróis”, manter tanto quanto possível “calma” e conseguir “memorizar”  marcas que possam identificar os ladrões, foram alguns dos conselho úteis deixados a cerca de uma dezena de participantes, entre lojistas e vigilantes do Fórum Aveiro, pelo comandante da Esquadra de Aveiro, Luís Silva, no âmbito do programa "Comércio Seguro".
Além do furto do interior dos estabelecimentos, há também grande receio da passagem de notas falsas.
“A cidade é muito tranquila” comparativamente a outras. A criminalidade, na generalidade, é “residente, reincidente e está identificada”.
A detenção recente de cidadãos romenos, que embarcaram em roubos, gerando insegurança, acabou com uma dor de cabeça das autoridades.
Mas não se deve descuidar a segurança. “As pessoas devem estar melhor preparadas para saber como reagir, facilitar a comunicação com a polícia e dentro das próprias lojas”, recomendou o comissário da PSP, surpreendido por alguns dos casos relatados no encontro não terem dado origem a queixas.
Arménio Bajouca, da Associação Comercial de Aveiro, só lamentou a falta de receptividade do comércio local a esta iniciativa (dos 300 convites enviados só dois comerciantes apareceram), depois da boa experiência na Praça do Peixe, onde foi possível controlar a criminalidade.
Comerciantes e PSP vão continuar a colaborar, agora com a publicação de um manual de boas práticas para o sector da ourivesaria, estabelecimentos que são um dos alvos principais dos assaltantes.
A polícia foi ainda confrontada com a alegada falta de patrulhamento durante o período nocturno. Segundo o comissário, esta vertente, apesar da falta de meios, não está a ser descurada.

Sem comentários:

Enviar um comentário