A agência noticiosa LUSA, referindo-se ao último relatório da Cushman & Wakefield, noticiou que abertura de novos centros comerciais em Portugal está, segundo um estudo da , a ser "adiada ou cancelada", não só por falta de financiamento como pela maturidade do próprio mercado.
A LUSA informou que: O documento indica que a previsão de oferta futura de centros comerciais até 2013 "retrata a maturidade do mercado e o actual enquadramento do sector, com valores muito inferiores aos que se verificaram no passado".
A multinacional Cushman & Wakefield destaca que, de entre os novos projectos previstos durante os próximos três anos, cerca de 12 novos centros comerciais, "uma parte importante dos mesmos encontra-se ainda numa fase prematura, não passando em muitos casos de intenções de investimento que poderão ser adiadas ou mesmo canceladas".
O relatório refere também que, devido à crise, os outlets como o Freeport, em Alcochete, e o The Style, em Vila do Conde, "beneficiaram nos últimos anos do enquadramento de crise económica, com a cada vez maior valorização do factor preço por parte dos consumidores".
Já em 2009 o Diário Económico noticiára o abrandamento da construção de centros comerciais em Portugal, precisamente baseando-se em informações da Cushman & Wakefield.
Segundo aquela consultora, dos 1,2 milhões de metros quadrados de centros comerciais previstos até 2012, só 400 mil estavam em construção, ou seja, qualquer coisa como quatro Dolce Vita Tejo, o maior centro da Europa.
Ainda assim, no primeiro semestre de 2009 abriram em Portugal sete novos centros comerciais de grande envergadura, mais 7% que em 2008.
De acordo as informações daquela consultora em 2009, o cancelamento ou adiamento de projectos de construção anunciava uma retracção.
Contudo, também adiantou que o número de centros com abertura prevista para 2009 bateria um novo recorde na área bruta inaugurada.
Para saber mais sobre estes relatórios e sobre a população alvo destes estudos da Cushman & Wakefield, consulte as seguintes ligações:
Segundo aquela consultora, dos 1,2 milhões de metros quadrados de centros comerciais previstos até 2012, só 400 mil estavam em construção, ou seja, qualquer coisa como quatro Dolce Vita Tejo, o maior centro da Europa.
Ainda assim, no primeiro semestre de 2009 abriram em Portugal sete novos centros comerciais de grande envergadura, mais 7% que em 2008.
De acordo as informações daquela consultora em 2009, o cancelamento ou adiamento de projectos de construção anunciava uma retracção.
Contudo, também adiantou que o número de centros com abertura prevista para 2009 bateria um novo recorde na área bruta inaugurada.
Para saber mais sobre estes relatórios e sobre a população alvo destes estudos da Cushman & Wakefield, consulte as seguintes ligações:
Bem como:
Portugal industrial MarketBeat 2Q11
Portugal office MarketBeat 2Q11
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